PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - IBGE

O IBGE abriu no dia 23 de fevereiro as inscrições do processo seletivo para contratar 181.898 recenseadores que irão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2021. As inscrições para recenseador vão até o dia 19 de março e o candidato deve ter nível fundamental completo. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 que deverá ser paga até o dia 22 de março de 2021 e a prova será aplicada no dia 25 de abril.
A inscrição deverá ser feita pelo site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR
As inscrições do outro processo seletivo para o Censo 2021, que vai contratar 16.959 agentes censitários supervisores (ACS) e 5.450 agentes censitários municipais (ACM), vão até o dia 15 de março. A taxa é de R$ 39,49 que deverá ser paga até o dia 16 de março de 2021. Os candidatos precisam ter nível médio completo. As provas para ACM e ACS serão aplicadas no dia 18 de abril.
Essas duas funções estão no mesmo processo seletivo. Os mais bem colocados em cada município ocuparão a vaga de ACM, e serão responsáveis pela coordenação da coleta do Censo 2021 naquela cidade. Além do salário, ACM e ACS terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido no edital. Os interessados devem se inscrever no site do Cebraspe: https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE.
Ciente do contexto de pandemia, o diretor adjunto de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, acrescenta que o Instituto está desenvolvendo protocolos que garantam a segurança do recenseador e do morador durante a coleta das informações. Além dos procedimentos de segurança, como uso de máscara, álcool e distanciamento mínimo, o morador terá a opção de responder ao recenseador presencialmente, por telefone ou ainda preencher o questionário pela internet.
Todas as etapas do Censo 2021, incluindo as provas, treinamentos e a coleta dos dados, seguirão protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
O município de Laranja da Terra terá 14 vagas disponíveis, sendo elas:
CENSITÁRIOS SUPERVISORES (ACS): 01
AGENTES CENSITÁRIOS MUNICIPAIS (ACM): 01
RECENSEADOR: 12
Para mais informações, acesse o site: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/30099-ibge-abre-inscricoes-para-recenseador-e-lanca-simulador-de-remuneracao

Data de Publicação: quinta-feira, 04 de março de 2021