História

Laranja da Terra nasceu  com o nome de Vila de São João de Laranja da Terra, quando emancipou-se de Afonso Cláudio e transformou-se em município, em 1988, a região foi oficialmente batizada de Laranja da Terra.

O café é a principal base da economia da cidade, mas a população também diversificou a economia de subsistência, com o plantio de milho, feijão, frutas e hortifrutigranjeiros.

Mesmo integrante do município de Afonso Cláudio pela divisão territorial do Estado desde a formação do primeiro núcleo colonizador, Laranja da Terra esteve, durante muitos anos, ligada economicamente a Santa Leopoldina, só vindo a ter a ligação estreita que hoje mantém com Afonso Cláudio a partir da abertura de estradas.

A criação do município se deu através da Lei n° 4.068, de 6 de maio de 1988. A instalação se deu em 1° de janeiro de 1989. O município de origem foi Afonso Cláudio.

O município de Laranja da Terra localiza-se a uma latitude sul de 19°, 51’ e 58" e a uma longitude oeste de Greenwich de 41°, 1’ e 39", possuindo área de 461 km², equivalente a 1,01% do território estadual.

Limita-se ao norte com os municípios de Baixo Guandu e Itaguaçu; ao sul, com Afonso Cláudio; a leste, com Itarana e Itaguaçu e a oeste, com o Estado de Minas Gerais. Dista de Vitória cerca de 154 quilômetros.

Além da sede, com altitude de 150 metros, é compreendido pelos distritos de Jaotuba e Sobreiro. O relevo apresentado é montanhoso e com fortes ondulações.

A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Doce-suruaca, cuja área é de 461 km², destacando-se como principal rio o Guandu.

A temperatura média anual fica em torno de 22,35°C, com maior ocorrência de chuvas nos meses de outubro a março.

O início do povoamento ocorreu com as iniciativas de imigrantes alemães, tendo sido a vila de Laranja da Terra o primeiro núcleo de colonização.

A agricultura foi a base econômica e o café era o produto mais importante comercialmente. A grande maioria dos colonos era de origem pomerana e vieram de Santa Leopoldina e seus descendentes mantêm suas tradições: o idioma, os rituais de casamento, os cultos luteranos e a culinária.

No histórico municipal, estadual e até federal, Laranja da Terra se destaca significativamente no contexto político passado e atual respectivamente:

 

·         Deputados estaduais (Waldemiro Seibel, Waldemiro Seibel, Gilson Gomes e Givaldo Vieira).

 

·         Prefeitos (Henrique Kafler Sobrinho, Cláudio Pagung, Waldemiro Seibel e Joadir Lourenço Marques).

 

·         Presidentes da Câmara Municipal de Laranja da Terra, ( Aderbal Holz, Cláudio Pagung, Alcino Jaske, Eurico Alves Cabral, Arnaldo Seibel, Joadir Lourenço Marques, Joadir Lourenço Marques, Noberto Binow, Elcio Doring, Elcio Doring).

 

·         Outros vereadores (Anselmo william Kaffler, Darci Dehete-Many, Davi Prochnow, Eurico Alves Cabral, Guilhermina Ludke Schraiber, Martinho Saebel, Nelza Kuster Scárdua, Norvindo Greenewald Jacob, Valdir Klug, Ademar Braun, Antônio Rocha, Bruno Jann, Élcio Doring, França Holz, Gulhermina Ludke Shraiber, Judázio Seibel, Martinho Saebel, Waldemar  Wagemocher, Bertoldo Felício Vervloet, Sebastião Scárdua, Cláudio Armani, Daniel Nass, Darci Dehete-Many, Élcio Doring, Joadir Lourenço Marques, Joel Dias, José Paulo Kuster Scárdua, Valdir Erdmann, Waldemar Wagemocher, Avina Kuster Storch, Bertoldo Felício Vervloet, Cláudio Armani, Daniel Nass, Danilto Jaske, Darci Gumz, Jaci Will, Joel Dias, Jovercino Klemes, Lucilena Fernandes de Oliveira, Daniel Nass, Darci Dehete-Many, Elcio Doring, Joel Dias, Josafá Storch, Judázio Seibel, Nelza Kuster Scárdua, Noberto Binow, Afredo Erdmann, Daniel Nass, Darci Dehete-Many, Joel Dias, Josafá Storch, Judázio Seibel, Nelza Kuster Scárdua, Waldemar Krause, Florisvaldo Kester, Waldemar storch, Aderbal Holz, Elson Armani, Jairo Mayer, Josafá Storch, Jovercino Klemes, Reginaldo Kuster).

·         Atuais em 2013: atual Vice Governador (Givaldo Vieira), Suplente de Senador (Paulo Antenor de Oliveira), Prefeito (Joadir Lourenço Marques), Presidente da Câmara (Jairo Mayer) outros vereadores (Judázio Seibel, Elcio Doring, Rafael Pagung, Diego Gumz Kester, Reginaldo Kuster, Sérgio Seibel, Jovercino Klemes, Elson Armani).

 

VISÃO AÉREA DA SEDE.

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Luiz Obermuller Filho, n° 83, 2ª Andar - Centro - Laranja da Terra/ES

Horário de funcionamento da Câmara:
Segunda a sexta-feira de 07h00 às 13h00

Dias das sessões:
1ª, 3ª e 4ª Segunda feira do mês às 16h

Telefone:
(27) 3736-1006

E-mail:
camara@cmlaranjadaterra.es.gov.br
ouvidoria@cmlaranjadaterra.es.gov.br


Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.